Mais dois bezerros aparecem mortos após suposto ataque de onça no DF
08/09/2025
(Foto: Reprodução) Mais dois bezerros foram encontrados mortos após suspeita de ataque de onça neste fim de semana na Serra da Catingueira, na Fercal, no Distrito Federal.
Com isso, já são quatro bezerros e uma vaca mortos na região em menos de uma semana.
Dois bezerros e uma vaca morrem após ataque de uma onça, no DF
Na quarta-feira (3), dois bezerros e uma vaca foram encontrados mortos no Sítio Recanto da Paz.
No sábado (6), um bezerro foi encontrado dilacerado na propriedade vizinha. Já no domingo (7), mais um animal foi encontrado morto no sítio.
Uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) esteve no local para observar as possíveis imagens captadas nas câmeras de segurança que haviam sido instaladas após o primeiro ataque, mas não houve captação de movimento na região.
Eles estimam que os animais podem ter sido atacados por um ou dois grandes felinos, com base nos sinais deixados nas presas e nas pegadas encontradas.
O dono da fazenda em que aconteceu dois dos supostos ataques, Cid Marques, registrou um vídeo do estado deles após o ataque (veja vídeo acima).
As imagens mostram os animais caídos no chão, com ferimentos graves.
Suspeita de ataque de onça no DF
Cid Marques
A suspeita é que o(s) felino(s) estejam em um percurso entre duas fazendas da região, onde serão instaladas mais câmeras.
O Ibama estuda montar uma força-tarefa com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal para tratar do tema. O rastreamento continuará e, caso seja necessário, será avaliada a elaboração de um plano de captura do(s) animal(is).
Onça não oferece riscos
O biólogo Roberto Cabral explica que a onça não oferece riscos para humanos e que esse tipo de ataque pode acontecer porque o animal fica sem ter como se alimentar.
"Muitas vezes, a gente que invadiu o território desses animais e acabou com a disponibilidade de alimento que eles teriam. E aí eles não têm outra alternativa se não se voltar para os animais domésticos, para continuarem se alimentando, para sobreviver".
Segundo o biólogo, existem medidas que podem diminuir esse tipo de conflito.
"É importante tranquilizar as pessoas de que as onças não constituem perigo para o ser humano. Sejam elas as onças pintadas ou as pardas, o ser humano não faz parte da dieta desses animais", explica o especialista.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Dois bezerros e uma vaca morrem após ataque de uma onça, no DF
TV Globo/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
PLANALTINA: Polícia fecha abrigo clandestino de animais no DF; local tinha 10 cães mortos em avançado estado de decomposição
SANTA MARIA: Professora presa 3 vezes por furtar cartões no DF é alvo de operação da polícia
Leia mais notícias sobre a região g1 DF.