'Falso advogado': criminosos usam dados de processos para aplicar golpes no DF
01/07/2025
(Foto: Reprodução) Grupo usa dados reais para enganar vítimas. Entenda como se proteger e não cair em fraudes. 'Falso advogado': criminosos usam dados de processos para aplicar golpes no DF.
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga uma série de golpes aplicados contra pessoas que enfrentam processos judiciais. Somente na última semana, 30 clientes de um escritório no Distrito Federal foram vítimas.
De acordo com advogados das vítimas, os golpistas conseguem acessar dados como o número do processo, nome das partes envolvidas, endereços e até mesmo o valor da causa.
✅ Clique aqui e siga o perfil do DF2 no Instagram.
Com essas informações, os supeitos entram contato direto com as vítimas, fingindo ser do escritório de advocacia que está cuidando do caso. Eles então combravam algumas taxas, como honorários advocatícios.
Em um dos casos, uma mulher, que prefere não se identificar, transferiu R$ 35 mil aos golpistas (veja o vídeo acima).
Para tornar o golpe mais convincente, os criminosos usam nomes verdadeiros, fotos e logotipos parecidos com os de escritórios de advocacia. A estratégia cria uma aparência de legitimidade e engana com mais facilidade as vítimas.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) alerta que a melhor forma de evitar esse tipo de golpe é com prevenção. Veja as principais recomendações:
Confirme a identidade do advogado: use apenas os contatos já conhecidos ou informados no contrato de prestação de serviços.
Desconfie de cobranças urgentes: nunca faça pagamentos solicitados por mensagens ou ligações sem confirmar a veracidade.
Cuidado com pedidos via PIX: desconfie de transferências urgentes feitas por esse meio.
Verifique os dados bancários: antes de transferir qualquer valor, confirme se a conta indicada pertence ao Poder Judiciário, ao escritório ou ao advogado — e não a terceiros.
Golpe do falso advogado: supeitos entram contato direto com as vítimas, fingindo ser do escritório que está cuidando do caso
TV Globo/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
VIOLÊNCIA: Cresce em 30% as denúncias de violações a crianças e adolescentes em cenário doméstico
OPERAÇÃO: Grupo especializado em furto de cartões em grandes eventos é preso
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.